História

UM POUCO DE HISTÓRIA…

O Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos é um amplo projeto estadual realizado anualmente desde 2003.

Surgiu como esforço de integração de ações educativas dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP), do Alto (CBH-ALPA), Médio (CBH-MP) e Pontal do Paranapanema (CBH-PP), cujos representantes entenderam que a gestão descentralizada e participativa das águas, deve permitir e incentivar a integração entre os gestores e comunidade.

A partir de 2005 integrou-se à organização o Comitê de Bacia do Tietê Batalha e, nos anos seguintes, os outros Comitês Paulistas foram se integrando a organização até a totalidade dos 21 CBH’s em 2011.

A aplicação desses princípios sempre constituiu um dos principais motivos para a escolha dos locais de realização do evento, que a partir de 2011 saiu da cidade de origem para outros locais. Busca-se sem locais tranquilos, com muita natureza, que permite e estimula o diálogo entre os participantes, com trocas de conhecimentos e experiências.

O Diálogo é organizado de forma participativa e voluntária por representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas paulista, em reuniões periódicas e em várias cidades. Os recursos financeiros são obtidos por meio de projeto apresentado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e por patrocínio de empresas e instituições.

O público alvo é constituído por educadores, formadores de opinião, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e da sociedade civil em geral. O Diálogo Interbacias é um projeto que coloca na mesma mesa, educadores, políticos e técnicos para que estes conversem e compartilhem suas experiências buscando sempre refinar os debates de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.