XIX Diálogo Interbacias

XIX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

São Pedro, 18 a 20 de outubro de 2023

“Acelerando Mudanças – Assumindo Compromissos”

Com a organização dos Comitês de Bacias do Estado de São Paulo será realizado de 18 a 20 de outubro, em São Pedro/SP, o XIX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.

Neste ano, a ONU definiu como tema para o Dia Mundial da Água “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, usando para isso a fabula do beija-flor. A fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico é uma história sobre como lidar com crises.

Assim, o tema do XIX Diálogo, “Acelerando Mudanças – Assumindo Compromissos”, tem com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento, convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.

O beija-flor, dentro de suas capacidades, está tentando solucionar o problema. “Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo. Você também pode ser um beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água” (ONU/2023).

Comitês de Bacias: A Educação Ambiental promovendo mudanças

O XIX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos pretende trazer a reflexão de como as ações de Educação Ambiental e os investimentos dos Comitês de Bacias Hidrográficas nos projetos priorizados nos Planos de Bacias estão contribuindo para a minimizar a crise hídrica e a melhoria dos índices de saneamento regional.

Planos de Capacitação, Comunicação e Educação Ambiental estão sendo implementados pelos Comitês possibilitando a sociedade o desenvolvimento de capacidades e assim qualificando a participação nas decisões, ampliando os diálogos para a melhoria da gestão das nossas águas.

A FÁBULA DO BEIJA-FLOR

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.