VI Concurso de Fotografia Digital

Para 2014, o VI Concurso de Fotografia Digital Nelson Vieira leva o tema do XII Diálogo “Água & Energia” para nortear o registro e a escolha das imagens nesta edição.

logo6concursofotosite

O Concurso de Fotografia Digital Nelson Vieira é uma competição cultural e temática aberta aos participantes do XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos e não possui em seu regulamento qualquer caráter comercial (do ponto de vista de venda para marketing ou formação de banco de imagens), sendo uma oportunidade para divulgação, a partir do tema do concurso, de trabalhos educacionais, projetos científicos, práticas sustentáveis, ou apenas uma beleza natural do local onde vivemos. Cada participante poderá inscrever apenas uma fotografia.

Dentro do tema escolhido para este ano, pode-se elencar diversas possibilidades, imagens que nos levem à reflexão, motivação e até mesmo, por que não, a indignação. Cabe aos participantes do Concurso ter a sensibilidade de interpretar qual imagem expressa o tema proposto, sempre buscando responder a questão: Que composição fotográfica representa melhor o tema?

Duas fotografias, escolhidas entre todas inscritas no evento, serão premiadas, uma pela Comissão Técnica, outra pelo público do Diálogo. A primeira pelo rigor técnico. A segunda pela emoção e sentimento que ela transmite aos participantes do Diálogo.

Esse caráter subjetivo da fotografia nos leva a considerar que imagens compostas com os equipamentos mais modestos podem transmitir a mesma emoção e entusiasmo do que imagens captadas com os equipamentos profissionais mais sofisticados.

Todos os participantes do Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos estão convidados a inscreverem uma fotografia, nos permitindo compor durante o evento um grande mosaico de imagens, ideias, anseios e esperanças.

Clique aqui para baixar o Regulamento do Concurso de Fotografia Digital “Nelson Vieira”.

Para se inscrever no Concurso, clique aqui e saiba como.


 

Nelson Vieira, um pouco da sua história…

Funcionário da SABESP, lotado na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Nelson Vieira iniciou seu trabalho de organização oficial dos trabalhadores da SABESP em abril de 1997, na condição de delegado sindical eleito, ocorrendo o mesmo nos períodos que se sucederam.

Por força da Resolução Congressual e identidade com a temática institucional, após atuar em Câmaras Técnicas, Nelson Vieira em abril de 2001 passa a ocupar a vice-presidência do Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paranapanema como representante do segmento da sociedade civil.

Nelson respondeu pela vice-presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema por três gestões consecutivas com determinação, empenho e esmero.

Em dezembro de 2002 é eleito diretor de base do SINTAEMA para a gestão 2003/2006.

Em 2007 Nelson Vieira foi o sucessor do conselheiro João Pedro Apolinário no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, cargo que ocupou até o seu falecimento em 2008.

No Diálogo Interbacias, Nelson foi um dos idealizadores, participante ativo na Comissão Organizadora tinha sob responsabilidade registrar com sua máquina fotográfica o desenvolvimento das atividades realizadas durante o evento.

Ao saudoso Nelson, a partir do VII Diálogo Interbacias, uma justa e merecida homenagem, pelo seu exemplo, dedicação e paixão pelas nossas águas, foi criar um Concurso de Fotografia com a Premiação que leva seu nome…