XVIII Diálogo Interbacias
Com a organização dos 21 Comitês de Bacias do Estado de São Paulo será realizado 8 e 9 de novembro, em formato online, o XVIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.
XVIII Diálogo Interbacias: Educação Ambiental na Crise Hídrica – Eficiência Energética e os Comitês de Bacias
Após quase dois anos da pandêmia por COVID 19, o Brasil vive sua pior crise hídrica em 91 anos. Desde que o país começou a medir os níveis de chuva, em 1931, os registros de setembro a maio nunca foram tão baixos, e a estação mais seca do ano se inicia com os reservatórios em nível crítico. Como 64,9% da matriz elétrica brasileira é composta pela produção das hidrelétricas, a elevação de tarifas, a possibilidade de racionamento de água e luz e o risco de apagões se projetam sobre a economia.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico destaca a importância da gestão hídrica no enfrentamento de crises para garantir os usos múltiplos dos recursos hídricos. É um desafio conciliar estes usos múltiplos nos momentos de normalidade e de escassez.
Assim, considerando a relevância de se estabelecer um diálogo sobre a atual crise hídrica, em especial no Estado de São Paulo, o XVIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos terá como tema “Educação Ambiental na Crise Hídrica – Eficiência Energética e os Comitês de Bacias”.
O XVIII Diálogo Interbacias se propõe a dialogar sobre o papel dos Comitês de Bacias na minimização dos impactos da crise, por meio da Educação Ambiental e da mobilização da sociedade no Estado de São Paulo.
OBJETIVOS PERMANENTES DO DIÁLOGO
O XVIII Dialogo tem como objetivos permanentes discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, pelos educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.
Busca, entre outras ações, promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente, incentivando a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
Por fim outro objetivo é a disponibilização de informações sobre a crise hídrica nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado promovendo a integração entre os Comitês de Bacias e as diversas instituições que atuam na bacia hidrográfica.
PÚBLICO
O Público esperado para o XVIII Diálogo Interbacias será integrado por Educadores, Membros dos Comitês, Prefeitos Municipais, Técnicos de Órgãos Públicos e Privados, usuários de recursos hídricos e a sociedade civil em geral.
ESTIMATIVA DE PARTICIPAÇÃO
Vagas limitadas a 300 participantes.
ESTRUTURA
Durante o XVIII Diálogo haverá a realização Painéis, Rodas e de Diálogo e ações de capacitação, formando assim a Estrutura Geral do Evento.
Além destas atividades, será realizado simultaneamente o Encontro de Câmaras Técnicas de Educação Ambiental, promovido pela CTEA do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
INSCRIÇÕES