VI Diálogo Interbacias

1 Introdução

O VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos teve como objetivo central dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas, realizadas por diferentes atores sociais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, articulados com os princípios, objetivos e diretrizes da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos, na área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, visando construir uma nova cultura ambiental e de cuidado com as águas.

Nos Diálogos anteriores, realizados anualmente desde 2003, foram abordados vários temas articulados aos eixos principais “Educação Ambiental” e “Gerenciamento de Recursos Hídricos”, na perspectiva de fomentar um processo permanente de diálogo sobre a Educação Ambiental em Recursos Hídricos, visando divulgar e valorizar práticas educativas e promover uma avaliação de seus resultados diretos e indiretos nas escolas, prefeituras, universidades, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e comunidades das bacias hidrográficas.

Entre os resultados dos Diálogos destacam-se a elaboração coletiva e a aprovação de documentos contendo o diagnóstico dos principais problemas relativos aos eixos temáticos, bem como propostas de diretrizes para orientar as ações de educadores e agentes ambientais na elaboração, implementação e desenvolvimento de trabalhos de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Outro importante resultado tem sido a avaliação, pelos participantes, de trabalhos que demonstram resultados efetivos no cuidado com as águas, os quais são premiados em cada Diálogo.

Na organização dos Diálogos têm-se valorizado os temas propostos anualmente pela UNESCO para o Dia Mundial da Água, os quais são abordados e trabalhados em diferentes atividades, buscando aprofundar conhecimentos e debates sobre os mesmos. Para o Dia Mundial da Água 2008, a UNESCO propôs o tema Saneamento, em concordância com a Assembléia Geral das Nações Unidas que declarou o ano de 2008 como o Ano Internacional de Saneamento, conclamando pessoas do mundo para celebrarem o Dia Mundial e chamarem a atenção sobre o desafio mundial acerca do saneamento (www.unesco.org.br).

Nesse contexto e em sintonia com os organismos internacionais, para o VI Diálogo está sendo proposto o tema “Água e Saneamento”, tendo em vista a importância do tema e a necessidade de renovar compromissos com a produção e difusão de conhecimentos e experiências que garantam disponibilidade hídrica para múltiplos usos, o acesso ao saneamento básico para todos e a sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Na programação do VI Diálogo será mantido o compromisso assumido durante o III Diálogo, realizado em 2004, para o incentivo à realização de ações relativas ao Decênio Internacional de Ação pela Água 2005-2015, proclamada pela ONU, e a Década Brasileira da Água, proclamada pelo Governo Brasileiro.

Os participantes foram convidados a assumir compromissos de ação efetiva em defesa e proteção das águas, enfrentando o desafio de promover, estimular e desenvolver ações concretas pelas nossas águas, cujos resultados devem ser apresentados nos Diálogos. Assim, no VI Diálogo haverá espaço na programação para que os participantes apresentem seus relatos e possam ser avaliados e avaliarem conjuntamente as ações realizadas e seus resultados.

Pretende-se, assim, incentivar a apresentação de trabalhos que vem sendo desenvolvidos, suas práticas e resultados obtidos, bem como incentivar a realização de outros trabalhos semelhantes em outros locais que gerem resultados efetivos para nossas águas.
2 ESTRUTURA DO VI DIÁLOGO:

O VI Diálogo contou com a realização de várias atividades:

2.1 Conferências e Mesa Redonda

Dia 03 de Setembro

2.1.1 Lei do Saneamento e o Ano Internacional do Saneamento: Momento de Reflexão.
Conferencistas:
José Aurélio Boranga – Presidente Nacional da ABES
Prof. Dr. Antonio César Leal – UNESP

2.1.2 Conferência: Saneamento e Cidadania – Responsabilidades – O olhar da sociedade
Lupercio Ziroldo Antonio – FNCBHs
Kátia Rossi G. Piccin – Coordenadora de Projetos do Consórcio Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ

Dia 04 de Setembro

2.1.3 Mesa Redonda“ Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – O que podemos fazer”
Contextualização: Júlio Tadeu Kettelhult, Diretor do Depto de Revitalização de Bacias Hidrográficas- Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.

2.1.4 Mesa Redonda: “Saneamento e o Meio Ambiente, Saúde e a Educação”
Prof. Valter Maestro
Sergio Valentin (Secretaria Estadual da Saúde)
Maria de Lourdes Rocha Freire (Secretaria Estadual do Meio Ambiente)

Dia 05 de Setembro

2.1.5 Conferência: ECOMÚSICA
Moacyr Carlos Junior

Apresentar e levar a reflexão sobre a importância da Música na escola e nos trabalhos de educação ambiental. Através da música podem-se trabalhar todas as questões ambientais de forma divertida, sendo de fácil compreensão para as crianças.
2.2 Oficinas

Durante o evento foram oferecidas 08 oficinas para os participantes:

2.2.1 Oficina : Tarô Ambiental – alternativa lúdica e dialética na abordagem de questões sócio-ambientais
Facillitadores: Dra. Márcia Regina Denadai, Prof. Dr. Alexander Turra

2.2.2 Oficina: Negociação e Mediação de Conflitos Socioambientais
Facilitadora: Sandra Inês Baraglio Granja – FUNDAP

2.2.3 OFICINA: BALANÇA DA SUSTENTABILIDADE EM BACIA HIDROGRÁFICA
Facilitador: Prof. Ms. Eduardo José Silveira Alvarez

2.2.4 Oficina: Jogos Cooperativos
Facilitador: Kátia Maria Alves Barata

2.2.5 Título: Educação Ambiental e Saneamento: mapeando a realidade sócio-ambiental
Professor responsável: Prof. Dr. Valther Maestro

2.2.6 Título: Saberes e Práticas sócio-educativas nas águas que sustentam a vida: Nossas Bacias Hidrográficas
Facilitador: Instituto de Pesquisas Ecológicas e Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema- IPÊ.

2.2.7 Título: Programa Nacional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Facilitador: Grupo de Trabalho Interinstitucional de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente)

2.3 Mini Cursos

2.3.1 Como elaborar projetos de educação ambiental para instituições financiadoras
Facilitadora: Gabriela Priolli de Oliveira – Coordenadora do CEDES – Instituto Ecoar

2.3.2 Plano Diretor Municipal de Saneamento Ambiental
Facilitador: Engenheiro Lupércio Ziroldo Antonio – Diretor do DAEE – Baixo Tietê

2.3.3 PROGRAMA GESTÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA
Facilitador: Geólogo Ricardo Hirata e Engenheiro Maurício Desgualdo.

2.3.4 MACRODRENAGEM PARA GESTORES MUNICIPAIS
Facilitador: Eng. Paulo Augusto Romera e Silva
3 Outras Atividades

3.1 Fórum de Debate: O abastecimento de Água e o Controle do Aedes aegypti no Estado de SP.
Objetivo: Discutir aspectos do abastecimento público de água potável de importância para o controle de dengue no estado de São Paulo.

3.2 Workshop: Gestão e Proteção dos Aqüíferos.
Objetivo: Discutir aspectos que envolvem a gestão dos aqüíferos no Estado de São Paulo.

3.3 Encontro de Educação Ambiental e os Comitês de Bacias
Objetivo: Discutir princípios de diretrizes para a Educação Ambiental no Estado de São Paulo.

3.4 Seminário de Integração dos Comitês de Bacias do Paranapanema: São Paulo e Paraná
Objetivo: Reunião de Integração dos Comitês de Bacias e Órgãos Gestores que atuam na Bacia do Paranapanema, visando ações e projetos em conjunto.
4 Espaços de Diálogos, com a apresentação de trabalhos

A Comissão Organizadora com o apoio da UNESP selecionou 31 experiências para apresentação Oral, sendo que as demais serão apresentadas em painéis. Foram disponibilizadas 03 (três) salas para as apresentações (não ocorreram atividades simultâneas).

5 Atividades Culturais

a) Companhia de Teatro Trem Bão – Com a Apresentação da Peça Teatral História Molhada 02 – A Aventura Continua
b) Apresentação do Grupo de TAIKO de Botucatu
6 Depoimentos sobre a Década Brasileira da Água

No VI Diálogo Interbacias:
– 106 participantes assumiram compromisso com a Década Brasileira da Água
– 30 participantes inscreveram trabalhos (28), sendo:
_CBH-AP: 6
_CBH-TB: 4
_CBH-PP: 2
_CBH-SJD: 2
_CBH-PCJ: 1
_CBH-MP: 6
_CBH-AT: 2
_CBH-BT: 2
_CBH-SMT: 2

As Entidades que desenvolveram os trabalhos estão assim distribuídas:
– Escolas: 9
– Prefeituras: 9
– ONGs: 4
– Universidades/Institutos de Pesquisa: 4
– Empresas de Saneamento: 2

7 Resultados Alcançados

– Avaliação pelos participantes dos resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo.
– Promoção do entendimento entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, integrando a comunidade aos Comitês de Bacias.
– Implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, apoiados pelos Comitês de Bacias.
– Articulação e integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e as Secretarias de Estado da Educação , do Meio Ambiente, de Saneamento e Energia e, da Secretaria da Saúde.
– Disponibilização de informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e a promoção de integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.
– Desenvolvimento e manutenção permanente do site do Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos www.dialogointerbacias.org como meio de comunicação entre os participantes, os Comitês de Bacias e as Secretarias de Estado.