VII Diálogo Interbacias

1. Introdução

De 01 a 04 de Setembro, realizou-se no Hotel Berro D´Água , em Avaré/SP o VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.

O VII Diálogo, cujo tema central foi ÁGUAS COMPARTILHADAS – OPORTUNIDADES COMPARTILHADAS, teve como objetivo central dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas, realizadas por diferentes atores sociais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, articulados com os princípios, objetivos e diretrizes da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos, no âmbito da área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, visando construir uma nova cultura ambiental e de cuidado com as águas.

Na programação do VII Diálogo foi mantido o compromisso assumido durante o III e IV Diálogo para o incentivo à realização de ações relativas ao Decênio Internacional de Ação pela Água, proclamada pela ONU, e a Década Brasileira da Água, proclamada pelo Governo Brasileiro, e iniciadas em 22 de março de 2005. Os participantes foram convidados a assumirem compromissos de ação efetiva em defesa e proteção das águas, enfrentando o desafio de promover, estimular e desenvolver ações concretas pelas nossas águas, cujos resultados devem ser apresentados nos Diálogos. Assim, no VII Diálogo houve espaço na programação para que os participantes apresentassem seus relatos.

2. OBJETIVOS PERMANENTES DO DIÁLOGO

– Discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.
– Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente.
– Incentivar a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
– Identificar e premiar, entre os participantes dos Diálogos, as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
– Articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e matas.
– Disponibilizar informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e promover a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.

3. TEMA CENTRAL DO VII DIÁLOGO

No VII Diálogo agregou-se ao evento um Tema Central, ÁGUAS COMPARTILHADAS – OPORTUNIDADES COMPARTILHADAS, que serviu de linha mestra para toda a programação: conferências, mesas redondas, espaços de diálogos, oficinas e exposição de painéis.

4. PÚBLICO ALVO E PARTICIPANTES

O evento contou com a participação de cerca de 750 pessoas, entre Educadores, Formadores de Opinião, Membros dos Comitês, Prefeitos Municipais, Vereadores, Técnicos de Órgãos Públicos e Privados, ambientalistas e sociedade civil em geral, sendo:

– Representantes de 21 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.
– Representantes de 07 Estados: São Paulo, Brasília, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins e Rio Grande do Sul.
– Cerca de 200 municípios do Estado representados.
– 40 Prefeitos Municipais.

5. ESTRUTURA DO VII DIÁLOGO:

O VII Diálogo contou com a realização de várias atividades:

5.1. Conferências e Mesa Redonda

Mesa de Dialogo – dia 02 de setembro

[–] Tema da Mesa: Águas Compartilhadas – Oportunidades Compartilhadas: acordos internacionais do Brasil com países da América do Sul para gestão de águas.

Conferencistas:
Coordenador: Lupercio Ziroldo Antonio – FNCHs
Palestrante: Nelton Friedrich – Centro de Saberes da Bacia do Prata/ Itaipu Binacional
Palestrante: Julio Thadeu Kettehult – MMA/SRHU

[-] Aspectos abordados:
– Aspectos básicos do tema “Águas Compartilhadas – Oportunidades Compartilhadas”, incluindo dados sobre:
– Tratado da Bacia do Prata e estatuto do Comitê Intergovernamental –coordenador do países da Bacia do Prata;
– Acordo de Itaipu com Paraguai e a demanda do Governo paraguaio para sua revisão;
– Tratado de Cooperação Amazônica;
– Gestão Integrada do Aquífero Guarani

Conferência do dia 02 de setembro

[–] Tema da Conferência: Gestão integrada das águas compartilhadas no Brasil: desafios, conflitos e potencialidades.
Conferencista: Antonio Felix Domingues – Agência Nacional das Águas

[-] Aspectos abordados:

– plano nacional das águas;
– divisão hidrográfica do Brasil;
– quais são os rios federais e como está sua gestão integrada entre estados e ANA;
– formação e atuação de comitês de bacias hidrográficas de rios federais;
– transposição do Rio São Francisco;

Conferência do dia 03 de setembro

[–] Tema da Conferência: Águas Compartilhadas no Estado de São Paulo: experiências de integração hídrica e de conservação de bacias hidrográficas.
Conferencista: Luis Roberto Moretti – Secretário Executivo CBH PCJ.

[-] Aspectos abordados:

– A Lei de recursos hídricos no Estado de São Paulo
– Rios de domínio do Estado de São Paulo
– Bacia do Rio Piracicaba: histórico de mobilização social, atuação do Comitê de Bacias , do Consórcio PCJ e da Agência de Bacias
– Sistema Cantareira: histórico, renovação da outorga, demanda e conflitos de uso;

Mesa de Dialogo – dia 03 de setembro

[–] Tema da Conferência: Oportunidades de cooperação na gestão das águas: o papel da educação ambiental.
Coordenação: Rachel Azzari Marmo – SMA

Conferencistas:
Marlene Gardel – Secretaria Estadual da Educação
Jose Manuel Mateo Rodriguez – Professor Titular da Universidad de la Habana.
Fabio Alberti Cascino – Doutor em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP

[-] Aspectos abordados:

– Princípios e objetivos da Educação Ambiental;
– Experiências de cooperação e mobilização na gestão das águas
– Experiências educativas bem sucedidas de estudo de rios e bacias hidrográficas.
– A temática ambiental no projeto pedagógico das instituições de ensino
– O papel da Educação Ambiental voltada à formação para o exercício da cidadania.

Conferência do dia 04 de setembro

Tema da Conferência: Sustentabilidade – Uma questão de determinação e entusiasmo.
Conferencista: Prof. Gretz

5.2. Oficinas


Durante o evento foram oferecidas 08 oficinas para os participantes:

a) Titulo: Fotografia e Natureza
Dias 02 e 03 de Setembro (01 oficina)
Carga Horária: 6 horas
Numero de Participantes: 15

Ementa: Proporcionou aos educadores e profissionais que trabalham na área ambiental o conhecimento necessário para ter domínio de seu equipamento fotográfico e noções sobre como compor uma imagem equilibrada e adequada ao seu trabalho. Ao mesmo tempo, apresentar regras básicas para fotografar a natureza sem agredir o ambiente e para utiliza – lá como uma ferramenta de educação e transformação.

b) Título: Desenvolvendo Ações Ecologicamente Corretas. Atividade prática
Dias 02 e 03 de Setembro (02 oficinas)
Cargo Horário: 3 horas
Numero de Participantes: 32 cada oficina

Ementa: Esta oficina apresentou oportunidade de compartilhamento de boas idéias e atitudes através da fabricação do sabão com óleo de cozinha reaproveitado. Através de dinâmicas interativas e divertidas apresentar exemplos de outras ações ecologicamente corretas aonde se pode aplicar os 4 Rs ( Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) .

c) Título: “Informar + Conhecer = Envolver & Conservar” – Mãos dadas pelas águas de nossas Bacias Hidrográficas.
Dias 02 e 03 de Setembro (02 oficinas)
Numero de Participantes: 45 cada oficina
Carga Horária: 4 horas.

Ementa: A oficina abordou junto aos participantes dois momentos de aprendizagem coletiva onde teoria e prática se integram proporcionando a aquisição de conhecimentos e de habilidades, aliados a ações práticas de sensibilização e mobilização de educadores em geral, para atividades de educação ambiental voltadas a conservação dos recursos hídricos.
A temática central será trabalhada através da apresentação de um conjunto de vídeos de animação de curta duração, seguida da realização de atividade monitorada em grupo e dinâmicas de grupos através da realização de jogos com ênfase na temática de conservação e uso racional dos recursos hídricos.
A atividade será encerrada com uma reflexão geral dos participantes sobre os conceitos e temas trabalhados na oficina, seguida de uma avaliação e da distribuição de material temático e distribuição de mudas de árvores de espécies nativas para os participantes.

d) Título: Missão Ecológica de Escuna pelas Águas do Paranapanema
Dias 02 e 03 de Setembro (04 oficinas)
Numero de Participantes: 250
Carga Horária: 2 horas.

Ementa: Esta oficina promoveu uma visão ambiental do Paranapanema através da observação do rio, da fauna, da flora e dos impactos ambientais causados pela ocupação humana na região visitada bem como dos impactos causados no rio em conseqüência do desmatamento da mata ciliar.

e) Título: Mapeando os problemas socioambientais nas regiões das UGRH
Dias 02 e 03 de Setembro (02 oficinas)
Numero de Participantes: 98
Carga Horária: 4 horas.

Ementa:
Construir maquetes, mapeando problemas socioambientais nas regiões das UGRHI. Construir maquete a partir de uma carta topográfica, utilizando as curvas de nível como referência. Identificar e caracterizar os biomas, mapeando e materializando os impactos ambientais existentes na maquete.
Propor medidas de transformação local e de prevenção para minimizar os impactos socioambientais nas regiões do entorno escolar, a partir do envolvimento dos jovens, visando ampliar suas responsabilidades individuais e coletivas, valorizando o protagonismo juvenil.

f) Título: Terra: O planeta Água
Dias 02 e 03 de Setembro (02 oficinas)
Numero de Participantes: 79
Carga Horária: 4 horas.

Ementa:
Desenvolver ações de consciência crítica e autonomia nas questões socioambientais voltadas à transformação de suas realidades, tendo como eixo norteador o desenvolvimento de competências e saberes relacionados ao tema água em todos seus aspectos.
Analisar os problemas da sociedade em que vive e as diversas formas de relação entre o homem e natureza, refletindo sobre as possíveis ações e contradições da sociedade em relação às questões socioambientais da sua localidade.Construir um produto visual para exposição e divulgação de um projeto ou ações desenvolvidas.

g) Título: Gestão de Recursos Hídricos – Parceira em projetos ambientais.
Dia 03 de Setembro (01 oficina)
Numero de Participantes: 30
Carga Horária: 4 horas.

Ementa: Informar sobre o atual sistema de gestão de recursos hídricos do país, destacando o caso de São Paulo e do Rio Tietê.
Desenvolver atividades a partir de diferentes linguagens tendo como eixo norteador o conhecimento da importância do Rio Tietê no desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado com destaque para a organização das UGRH.

h) Título: Jogos Cooperativos como uma Pedagogia da Cooperação
Dias 02 e 03 de Setembro (02 oficinas)
Numero de Participantes: 42
Carga Horária: 4 horas.

Ementa:
Conhecer e vivenciar Jogos Cooperativos como uma Pedagogia da Cooperação.
Promover o Exercício de Com-Vivência (viver-com-os-outros) e prática da Cooperação (trabalhar-com-os-outros).
Incentivar a prática da Cooperação no cotidiano: ambiental, comunitário, educacional, profissional e social.


5.3. Mini Cursos

Foram oferecidos 06 Mini Cursos para os participantes, sendo:

a) Título: “Comunicação Eficaz, de técnico à Comunicador”.
Dias 02 e 03 de Setembro (02 mini cursos)
Numero de Participantes: 66 em cada curso
Objetivo: Fornecer técnicas e conhecimentos para auxiliar profissionais ligados às áreas técnicas e educadores que necessitam falar em público

b) Título: O uso de modelos na gestão de recursos hídricos
Dias 02 e 03 de Setembro (01 mini curso)
Numero de Participantes: 30
Objetivo: Permitir a avaliação simulada de usos da água, como instrumento de apoio na gestão dos recursos hídricos em bacia hidrográfica.
Realizar o manejo de variáveis hidrológicas para a interpretação e entendimento desses sistemas por meio de modelos matemáticos.

c) Título: Manutenção e Limpeza de Sistemas de Tratamento de Esgoto
Dias 02 e 03 de Setembro (02 mini cursos)
Numero de Participantes: 20
Objetivo: Capacitar o profissional para a utilização do sistema de remoção, adensamento e desaguamento do lodo na Estação de Tratamento de Esgoto, solução para o lodo acumulado ao longo da operação, a conseqüente perda da eficiência do sistema de tratamento e o comprometimento do corpo receptor, mostrando-se uma tecnologia aplicável a grandes e pequenos projetos por sua simplicidade de operação e baixo custo.

d) Título: Capacitação em elaboração de projetos para restauração de Mata Ciliar em Áreas de Preservação Permanente.
Dias 02 e 03 de Setembro (01 mini curso)
Carga horária: 08 horas
Numero de Participantes: 127
Objetivo: Capacitar o profissional para apresentação de projetos visando financiamento (FEHIDRO, etc). Apresentação de estrutura básica e aspectos específicos para projetos florestais, Elaboração de Cenários para a Restauração de Áreas Degradadas:Diagnóstico na Paisagem e Técnicas de Nucleação.

e) Título: Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Dias 02 e 03 de Setembro (02 mini cursos)
Carga horária: 04 horas
Numero de Participantes: 35 em cada curso
Objetivo: Capacitação envolvendo: legislação, normas e técnicas atuais de tratamento e disposição dos resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar, serviços de saúde, construção civil e outros;

f) Título: Projetos – Controle de Perdas D´Agua
Dias 02 e 03 de Setembro (02 mini cursos)
Carga horária: 03 horas
Numero de Participantes: 15 em cada curso
Objetivo: Capacitar o profissional para apresentação de projetos visando a detecção de vazamentos, furtos e fraudes na rede de água do município.

5.4. Outras Atividades

a) Encontro de representantes de CBHs e Secretarias da Educação, Saúde e Meio Ambiente
Dia 03 de Setembro de 2009.
Participaram desta atividade cerca de 70 representantes de Comitês de Bacias, da Secretaria de Estado da Educação, Meio Ambiente e da Saúde.
Objetivo: Iniciar o dialogo entre os representantes visando a instalação de espaço próprio de Educação Ambiental nos colegiados, bem como uma participação mais efetiva e eficaz dos representantes. Ao Final do VII Dialogo foi aprovado documento de recomendação aos Comitês de Bacias e ás Secretarias de Estado.

b) Seminário de Integração dos CBHs do Paranapanema: São Paulo e Paraná
Dias 02 e 03 de Setembro de 2009.
Participaram cerca de 40 representantes dos Estados de São Paulo e Paraná. Esta atividade estava prevista no Plano de Trabalho do Grupo de Integração do Paranapanema.
Objetivo: Apresentar aos representantes dos Estados como estão sendo executadas as atividades de licenciamento e outorga nos Estados e proposta de sistematização destes procedimentos.

c) I Concurso de Fotografia Digital Nelson Vieira
Esta atividade foi aprovada durante o VI Dialogo Interbacias em Homenagem ao Vice Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema , falecido em 2008. Inscreveram-se 34 fotografias sendo que 02 foram selecionadas e premiadas.
6. Espaços de Diálogos, com a apresentação de trabalhos

A Comissão Organizadora com o apoio da UNESP selecionou dentre 98 trabalhos inscritos 30 experiências para apresentação Oral, sendo que as demais foram apresentadas em painéis.

Foram disponibilizadas 04 (quatro) salas para as apresentações, sendo apresentados os seguintes trabalhos
Instituição Título do Projeto Autor
CONSÓRCIO PCJ O PROJETO SEMANA DA ÁGUA E A UTILIZAÇÃO DA CASA MODELO EXPERIMENTAL COMO FERRAMENTAS VOLTADAS A GESTÃO COMPARTILHADA DOS RECURSOS HÍDRICOS ANDRÉA BORGES
IPÊ- INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS ÁGUAS QUE ENSINAM, ENVOLVEM E TRANSFORMAM MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA
UNESP ADEQUABILIDADE DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM FUNÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL SÉRGIO CAMPOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS PÚBLICAS URBANAS MUNICIPAIS ROSANA MAYUMI OUMURA DE MELO
ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA COPAÍBA RESTAURAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO DO PEIXE VIVIANE CANDOTTA GABRIEL
ORGANIZAÇÃO BIO-BRAS AJUDANDO A DESPOLUIR O RIO TIETÊ ADRIANA BRAVIM
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATINGUETÁ PROGRAMA AMBIENTAL INTERATIVO SEMENTE DO AMANHÃ GISELE APARECIDA DA GAMA
FUNDACÁO NACIONAL DE SAÚDE CONCURSO DE FRASES E BAZAR DO MEIO AMBIENTE JULIO CÉSAR PIO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE JACAREÍ LIGADOS NA PILHA FERNANDA REZENDE PEDROZA
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE SENSIBILIZAÇÃO GOTA A GOTA FREDERICO GUSTAVO DOS SANTOS DA SILVA MOREIRA
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ASSIS MEMÓRIAS: ÁGUAS DE PALMITAL GISELE ANTUNES ROMÃO BARRETO
AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS – APTA DO MÉDIO PARANAPANEMA LEGALIZAÇÃO DO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA FINS DE PISCICULTURA NO ESTADO DE SÃO PAULO DAERCY MARIA MONTEIRO DE REZENDE AYROZA
DIRETORIA DE ENSINO DE SANTOS ÁGUA- SABENDO USAR, NINGUÉM FICA SEM CLEUSA VERA DE SOUZA CARVALHO
FUNDAÇÃO FLORESTAL CURSOS PARA PROFESSORES: USO PEDAGÓGICO DO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO COMO LABORATÓRIO VIVO. ANDRÉA SOARES PIRES
DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE BAURU PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CENTRO AMBIENTAL DO RIO BATALHA IVAN ALEXANDRE FERRAZOLI DE MARCHE
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO SÃO BERNARDO USO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA. ANA LUCIA DUENHAS DECHECHI
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PONTAL VIVO PAULO CESAR DE SOUZA
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUCATU PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU. FERNANDA CRISTINA BERNARDI FRANCISCO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE FERNANDÓPOLIS APRENDENDO COM A NATUREZA AGNELSI SANTINI ZAGATO GOMES
CASA DA AGRICULTURA DE ASPÁSIA ANÁLISE NA EFICIENCIA E BENEFICIOS NA EXPLORAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA DOS RECUROS HIDRICOS SUBTERRANEOS EM AGICULTORES FAMILIARES – GRUPOS RURAIS. JOÃO PAULO VIANA FIM
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL AÇÕES INTEGRADAS PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO CÓRREGO APARECIDA E USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HÍDRICOS EM NOVO HORIZONTE (SP). MAURO ZANELATTO
EE SALVADOR MORENO MUNHOZ ARVORES QUE PROTEGEM AS ÁGUAS – VIVEIRO ESCOLA SALVADOR LOURDES TEIXEIRA SILVA
CBH-PP GEA E FAPEPE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPARTILHADA E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL COMPARTILHADA: NOS CÓRREGOS DO CEDRO E CEDRINHO PRESIDENTE PRUDENTE – SP PEDRO SÉRGIO MORA FILHO
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA REGIÃO DOS CÓRREGOS SÃO VICENTE E PIÇARRÃO (CAMPINAS – SP) MARIA ADRIANA BACHION
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL:ENSINANDO ATRAVÉS DO JARDIM DOS SENTIDOS KARIN SERRANETO DE MORAES
PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURISTICA DE TUPÃ ESCOLA VERDE – “ÁGUA, SANEAMENTO E SAÚDE ANA CRISTINA ZORATTO
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JALES ÁGUAS COMPARTILHADAS,OPORTUNIDADES E AÇÕES COMPATILHADAS CLEONIZA SARTORI CAMPOLI
CESP ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DA RPPN FOZ DO AGUAPEÍ CARMEM LÚCIA ZAINE MENEZES
ESALQ EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR E CONSERVAÇAÕ NA BACIA DO CORUMBATAI. VIVIAN BATTAINI
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ARAÇATUBA ÁGUAS COMPARTILHADAS DO BAIXO TIETÊ DORISLEI APARECIDA TEIXEIRA DE CARVALHO

6.1 Premiação das Praticas Significativas

Das 30 práticas apresentadas oralmente foram selecionadas 09 práticas que no final do VII Diálogo receberam um troféu. Dos painéis expostos também foram premiados 02 trabalhos.
A seguir a listagem dos projetos premiados:

Instituição Título do Projeto Autor
CONSÓRCIO PCJ O PROJETO SEMANA DA ÁGUA E A UTILIZAÇÃO DA CASA MODELO EXPERIMENTAL COMO FERRAMENTAS VOLTADAS A GESTÃO COMPARTILHADA DOS RECURSOS HÍDRICOS ANDRÉA BORGES
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREAS PÚBLICAS URBANAS MUNICIPAIS ROSANA MAYUMI OUMURA DE MELO
ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA COPAÍBA RESTAURAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO DO PEIXE VIVIANE CANDOTTA GABRIEL
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE SENSIBILIZAÇÃO GOTA A GOTA FREDERICO GUSTAVO DOS SANTOS DA SILVA MOREIRA
FUNDAÇÃO FLORESTAL CURSOS PARA PROFESSORES: USO PEDAGÓGICO DO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO COMO LABORATÓRIO VIVO. ANDRÉA SOARES PIRES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE FERNANDÓPOLIS APRENDENDO COM A NATUREZA AGNELSI SANTINI ZAGATO GOMES
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATINGUETÁ PROGRAMA AMBIENTAL INTERATIVO SEMENTE DO AMANHÃ GISELE APARECIDA DA GAMA
CESP ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DA RPPN FOZ DO AGUAPEÍ CARMEM LÚCIA ZAINE MENEZES
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JALES ÁGUAS COMPARTILHADAS,OPORTUNIDADES E AÇÕES COMPATILHADAS CLEONIZA SARTORI CAMPOLI

Dos 98 painéis expostos foram premiados 02 painéis:

Instituição Título do Projeto Autor
APTA A Educação Ambiental: Fruto de Ação Compartilhada por instituição de pesquisa, escola e sociedade Maria Conceição Lopes
Prefeitura Municipal de Itatinga Trilha do Rio Novo Maria Cecília Fanton

6.2. Premiação “Concurso de Fotografia Digital Nelson Vieira”
Das 34 fotografias inscritas foram premiadas 02 fotografias, sendo uma escolhida pelos participantes e 01 por especialistas da área:

Instituição Título da Fotografia Autor
Secretaria de Estado da Educação de Oriente Água: Fonte de Vida Adriano Gomes da Silva
Prefeitura Municipal de São José dos Campos Compartilhar Rosana Mayumi Oumura de Melo

7. Atividades Culturais
Durante o evento foram apresentadas atividades culturais, com artistas da região, como:
a) Orquestra Clã Destinos, da Cidade de Avaré/SP
b) Apresentação Retalhos do Brasil – Cia Trem Bão.
c) Grupo Folclorico “Congada Chapéu de Fita”, do Município de Olímpia/SP.
d) Peça Teatral: Compartilhágua – Cia Trem Bão
e) Peça Teatral: As Aventuras do Rio Tietê – Trupe Cobra D’água



8. Promoção e Realização:

O VII Diálogo contou com a participação e parceria dos seguintes Comitês de Bacias:

CBH-ALPA – Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema
CBH-AP – Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Aguapeí e Peixe
CBH-AT – Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
CBH-BPG – Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande
CBH-BT – Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê
CBH-MOGI- Comitê da Bacia Hidrográfica do Mogi Guaçu
CBH-MP – Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema
CBH-PARDO – Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo
CBH-PCJ- Comitê da Bacia Hidrográfica do Piracicaba, Capivari e Jundiaí
CBH-PP – Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema
CBH-PS – Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul
CBH-RB – Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul
CBH-SJD – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados
CBH-SM – Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira
CBH-SMG – Comitê da Bacia Hidrográfica do Sapucaí- Mirim Grande
CBH-TB – Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha
CBH-TG – Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo Grande

9. Apoio:
Como já vem acontecendo em anos anteriores o evento é apoiado pelas seguintes entidades:

Secretaria Estadual de Saneamento e Energia.
Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Secretaria de Estado da Educação
Secretaria de Estado da Saúde
DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica
SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
UNESP – Universidade Estadual Paulista

10. Resultados Esperados

– Avaliação pelos participantes dos resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo.
– Promoção do entendimento entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, integrando a comunidade aos Comitês de Bacias.
– Implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, apoiados pelos Comitês de Bacias.
– Articulação a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e as Secretarias de Estado da Educação, do Meio Ambiente e da Saúde.
– Disponibilização de informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e a promoção de integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.

10.1. Resultados obtidos:

O VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental consolidou-se como uma oportunidade de:

a. Promover encontros e confluências entre Comitês de Bacias, com a participação, neste ano, de 17 Comitês na organização do evento.
b. Fomentar a realização de trabalhos educativos em escolas, instituições, empresas, com a inscrição de 98 trabalhos.
c. Divulgar idéias e experiências voltadas à recuperação e proteção ambiental.
d. Integração entre Secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente com os Comitês: avaliação, articulação e continuidade
e. Ampliar a integração entre órgãos de Estado, sociedade civil, prefeituras e usuários
f. Integração entre os Comitês da bacia do Rio Paranapanema, nos Estados de São Paulo e Paraná.
g. Década Brasileira da Água – fomentar ações e analisar resultados.

Proposta para o VIII Diálogo, em 2010:

a. Reunir representantes de todos os 21 Comitês de Bacias paulistas.
b. Convidar os Comitês de rios compartilhados com estados vizinhos.
c. Incentivar o uso educativo da Revista Diálogo.
d. Ampliar momentos de Diálogos entre participantes.