III Diálogo Interbacias

III Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

No III Diálogo, realizado em novembro de 2005, houve uma mudança significativa na definição dos eixos temáticos, sendo escolhido apenas um: A Década Brasileira da Água.
Todas as atividades deveriam estar sintonizadas com este eixo. Esse procedimento foi adotado nos Diálogos seguintes.

A partir do III Diálogo o Comitê de Bacia do Tietê Batalha se integrou a organização dos Diálogos. Destaque para a participação da Secretaria de Estado da Educação que enviou 02 assistentes técnicos por Diretoria de Ensino do Estado para participar do Diálogo.

Com a realização dos Diálogos Interbacias muitos projetos foram iniciados pelos Comitês de Bacias e entidades participantes, em especial destacamos a aprovação, neste ano, pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Capacitação, Mobilização e Informações em Recursos Hídricos, proposta durante o II Diálogo.

Destacou-se ainda a promulgação, em Março de 2005, da Década Brasileira da Água, que nos trouxe o desafio de promover, estimular e desenvolver ações concretas pelas águas.

Foram objetivos do III Diálogo:
a)Apresentar e discutir propostas de ações para a Década Brasileira da Água.
b)Destacar a importância da Educação Ambiental no gerenciamento de recursos hídricos e seu potencial de transversalidade com os instrumentos de gestão.
c)Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas.
d)Incentivar a implementação de programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
e)Eleger, através dos participantes, as práticas mais significativas de Educação Ambiental em recursos hídricos, em desenvolvimento nas bacias hidrográficas, a serem apresentadas no III Diálogo.

Nas conferências, mesas redondas e palestras foram abordados os temas:

a) Decênio Internacional de Ação Pela Água e a Década Brasileira da Água;
b) A Água e a Educação Ambiental no Ensino Formal;
c) Reservas de água doce: recurso Estratégico do milênio no Cenário internacional e nacional;
d) Águas Subterrâneas e a Educação Ambiental;
e) Educação Ambiental para a Gestão Participativa das Águas; e,
f) A Questão da Transposição do Rio São Francisco.

Lançamento do Vídeo “Uso Racional da Água”.

Com a presença do Jornalista Washington Novaes, que fez a conferência “Reservas de água doce: recurso estratégico do milênio no Cenário internacional e nacional”, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente lançou durante o III Diálogo o Vídeo “Uso Racional da Água”, com a entrega de um CD para cada participante.

Oficinas

Durante o Diálogo foram desenvolvidas as oficinas:

Jogos Cooperativos: de responsabilidade do Instituto para Cooperação, são jogos com uma estrutura diferenciada em relação dos jogos baseados na competição. A ação cooperativa dos participantes é necessária para atingir um objetivo comum. Os participantes vivenciaram jogos baseados em valores humanos como a paz, respeito e solidariedade.

Água Hoje e Sempre, Consumo Sustentável, de responsabilidade das Diretorias de Ensino das regiões de Mirante do Paranapanema e Santo Anastácio, teve o objetivo de avaliar os impactos ambientais em uma cidade, causados pela instalação de uma indústria de papel e celulose, através de dinâmicas, discussões de políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

A Arte de Contar Histórias, de responsabilidade de Madalena Monteiro/SP, teve o objetivo de oferecer instrumentos para que os educadores e técnicos ampliem seu repertório de contos populares e aperfeiçoar o uso da arte de contar histórias.

Jogando Água, de responsabilidade do Prof. Paulo Romera – CTH/USP com o objetivo de trabalhar a percepção e avaliação do impacto da poluição das águas em uma bacia hidrográfica e algumas formas de sua minimização.

EXPOSIÇÕES

Para visitação dos participantes foi realizada a exposição do laboratório móvel da Cetesb, do Ônibus Escola da Cesp e da Viatura Móvel de Educação Ambiental da 4º Companhia da Polícia Ambiental de Marília.

Ônibus Escola da CESP

Conclusões

Após a realização das atividades foi aprovada pela plenária do III Diálogo documento com recomendações que visem observar:

– Os trabalhos apresentados revelam que as escolas estão compromissadas com a causa ambiental e indicam compreensão de que os temas ambientais devem ter abordagem hídrica, social, cultural, econômica e política.
– As experiências apresentadas na Educação Formal têm muitos aspectos em comum, revelando procedimentos semelhantes, os resultados são diferenciados, com projetos apresentando caráter de intervenção na realidade e a maioria, de estudo e análise.
– Forte impacto positivo da publicação “Água Hoje e Sempre – Consumo Sustentável há muito potencial de trabalho nas escolas”.
– Pode-se perceber pouca interação entre as experiências, sem troca de dados e informações, bem como dos acertos e erros vivenciados, percebeu-se ausência de interação maior das escolas estaduais com as municipalidades.
– No âmbito da Educação Não-Formal os trabalhos apresentados estão em sua maioria relacionados a instituições públicas estaduais, poucas ONGs participaram e apresentaram trabalhos

Participaram do 3° Diálogo 550 profissionais e educadores de todo o Estado.

Documento aprovado no Município de Avaré, às margens do rio Paranapanema, aos 10 de novembro de 2005, Primavera no Hemisfério Sul.