II Diálogo Interbacias

II Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

No II Diálogo, realizado em outubro de 2004 os temas aprovados para orientar o conjunto das ações foram os considerados prioritários para a promoção da Educação Ambiental em Recursos Hídricos, no documento elaborado durante o I Diálogo:

Tema 1: Educação Ambiental e a Gestão dos Recursos Hídricos.
Tema 2: Educação Ambiental e projetos inter e transdisciplinares sobre a temática da água.
Tema 3: Educação Ambiental nas áreas rurais, urbanas e industriais.
Tema 4: Educação Ambiental em Comitês de Bacias Hidrográficas.
Tema 5: Educação Ambiental, ética e desenvolvimento sustentável.

Os Grupos de trabalho do II Diálogo Interbacias foram realizados com o mesmo objetivo do I Diálogo, utilizando metodologias participativas, sendo que as sínteses foram posteriormente agrupadas e apresentadas à plenária do evento.

O II Diálogo contou ainda com a participação de personalidades da região como o cantor e compositor Tinoco da dupla Tonico e Tinoco, naturais da cidade de São Manuel/SP.

Nas conferências, mesas redondas e palestras foram abordados os temas:

a) Educação ambiental, Novas Tecnologias Educacionais e os Comitês de Bacias Hidrográficas;
b) Educação Ambiental nas escolas: avaliação e propostas; e,
c) Políticas e Programas de Educação Ambiental nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Entre as Oficinas Oferecidas podemos destacar:

Oficina I – Como trabalhar trilhas interpretativas.

Oficina II – Cartografia como ferramenta de Educação Ambiental.

Oficina III – Utilizando a Analise de Água para a Educação Ambiental

Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social, e informações em Recursos Hídricos do CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Uma das atividades durante o II Diálogo foi a realização da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Esta Câmara instalada em 2003 realizou durante o Diálogo a sua primeira reunião descentralizada. Durante a reunião, aberta aos participantes do Encontro foram apresentadas as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Conselho Nacional e pela Câmara Técnica, também foi aberto espaço para que os representantes de Comitês fizessem as suas considerações sobre a educação ambiental.

ENCONTRO ESTADUAL DOS REPRESENTANTES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS COMITÊS DE BACIAS

O Encontro Estadual dos Representantes da Educação Ambiental nos Comitês de Bacias foi realizado no 2° dia do Diálogo, após a realização da reunião da Câmara Técnica do Conselho Nacional, contando com a participação de representantes de vários comitês de bacias hidrográficas do estado de São Paulo, das Secretarias Estaduais de Educação e do Meio Ambiente , aberto aos participantes do evento.

Foram apresentados os trabalhos educativos realizados pelas Secretarias Estaduais de Educação e do Meio Ambiente, ficando evidente que existem muitas experiências positivas e projetos de longo prazo sendo desenvolvidos e apoiados por estas instituições, incluindo a publicação periódica de material didático e de divulgação técnico-científica.

Na apresentação dos trabalhos relativos aos Comitês também foram destacados os seguintes desafios que precisam ser assumidos:
1) Integrar os trabalhos dos CBHs e destes com instituições e comunidade;
2) Popularizar os CBHs e seus princípios básicos: descentralização  participação e integração;
3) Avaliar, valorizar e fortalecer os Comitês de Bacias como colegiados democráticos para fomentar e apoiar políticas públicas ambientais e o desenvolvimento regional;
4) Implantar Políticas Municipais do Meio Ambiente, com legislação, sistema de gestão e fundos de financiamento;
5) Promover educação ambiental, formação de novos valores e ética social;
6) Promover o estudo de nossas águas em diferentes escalas de tempo e espaço;
7) Promover ações em diferentes escalas, valorizando cultura local e regional.

Os resultados dos GTs foram apresentados ao plenário do II Diálogo.

Considerando-se as propostas apresentadas de fortalecimento da Educação Ambiental nos Comitês de Bacias Hidrográficas, em especial a da criação de Câmaras Técnicas, a plenária do II Diálogo recomendou que fossem criadas CTs de Educação Ambiental nos Comitês de Bacias que ainda não possuem, bem como sejam fortalecidas as CTs já existentes.
Nesse sentido, e em consonância com as recomendações do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e as proposições debatidas durante o Encontro Estadual de representantes da Educação Ambiental nos Comitês de Bacias, a plenária do II Diálogo aprovou a indicação de que fosse criada a Câmara Técnica de Educação Ambiental junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
Visando contribuir nesse processo, a plenária sugeriu a formação de um Grupo de Mobilização para a institucionalização da Educação Ambiental, da Capacitação, da Mobilização e da Informação em Recursos Hídricos no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, ao qual coube a tarefa de propor minuta de resolução ao CRH- Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Nascia ai a primeira semente para a aprovação e criação desta câmara no CRH em 2005.

Restou compreendido que é fundamental maior integração e articulação de ações entre os Comitês de Bacias, Secretarias Estaduais de Educação e do Meio Ambiente, universidades e demais órgãos colegiados dos sistemas estaduais e nacional de gerenciamento de recursos hídricos. Recomendou-se que todos envidem esforços para a elaboração, implementação e desenvolvimento de novos trabalhos de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.
Para finalizar a conferência do Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita que junto com o cantor e compositor Tinoco arriscou cantar uma música, marcou com muita alegria o encerramento do II Diálogo.

Prefeito de Pratânia e Presidente do CBH MP, Roque Joner, o Cantor Tinoco, Secretário da Educação Gabriel Chalita e Prefeito de Garça e Presidente do CBH AP, Jose Alcides Faneco.

Participaram do II Diálogo 497 profissionais das mais diversas áreas. Estiveram representados 98 municípios e 06 Estados.

Documento aprovado no Município de Avaré, às margens do rio Paranapanema, aos 28 de outubro de 2004, Primavera no Hemisfério Sul.