XVI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

A Resposta está na Natureza

Com a organização dos Comitês de Bacias Hidrográficas Paulistas, será realizado, de 24 a 26 de setembro, em Avaré/SP, o XVI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.

Os Diálogos Interbacias tem como objetivo dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas com os princípios da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos, na área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, propiciando a troca de experiências, a mobilização e a capacitação permanente da sociedade.

Nos Diálogos, realizados anualmente desde 2003, foram abordados temas articulados aos eixos principais “Educação Ambiental” e “Gerenciamento de Recursos Hídricos”, na perspectiva de fomentar um processo permanente de diálogo sobre a Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Para este ano, o tema será: “A resposta está na natureza”.

Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos. Com a campanha “A resposta está na natureza”, as Nações Unidas aborda como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

Atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%.

A agricultura é responsável por 70% do consumo de recursos hídricos — a maior parte vai para a irrigação das plantações. A participação do setor agrícola aumenta em áreas com maior densidade populacional e falta d’água. O campo é seguido pela indústria, que responde por 20% da água utilizada em atividades humanas. O uso doméstico representa apenas 10% do consumo total, e a proporção de água potável que é bebida pela população equivale a menos de 1%.

Com as transformações do clima e a manutenção de padrões insustentáveis de produção, a poluição e a desigualdade na distribuição vão se agravar, bem como os desastres associados à gestão da água.
Hoje, 1,9 bilhão de indivíduos vivem em áreas que poderão ter escassez severa de água. Até 2050, o número pode chegar a cerca de 3 bilhões. A quantidade de pessoas em zonas de risco para enchentes também aumentará, passando do atual 1,2 bilhão para 1,6 bilhão, o que representará 20% da população mundial em 2050. Aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas já são afetadas pela degradação da terra e pelo fenômeno conhecido como desertificação.

Anualmente, a erosão do solo desloca de 25 bilhões a 40 bilhões de toneladas de camadas vegetais — o que reduz de forma significativa a produção das safras e a capacidade da terra de regular quantidades de água, carbono e nutrientes. Os rejeitos escoados do solo erodido, contendo nitrogênio e fósforo, são um dos principais poluentes dos recursos hídricos.

Fonte ONUBr (#Envolverde)


Público do Diálogo

Educadores, Membros dos Comitês, Prefeitos Municipais, Técnicos de Órgãos Públicos e Privados, ambientalistas e sociedade civil em geral.

Estimativa de participantes

As vagas serão limitadas a 300 participantes

Estrutura do Evento

Durante o XVI Diálogo haverá a realização de Oficinas, Rodas e Espaços de Diálogo e Workshop para capacitação, formando assim a Estrutura Geral do Evento.

Exposição de painéis

Os participantes poderão levar banners de projetos desenvolvidos por ONGs, órgãos públicos, Prefeituras e outras entidades (em andamento/concluídos) para exposição e troca de experiências com os participantes.

Confira as regras clicando aqui (em breve)

Inscrições

Clique aqui para se inscrever!!!