VIII Diálogo Interbacias – Ampliando cada vez mais o diálogo em Educação Ambiental
O Dialogo Interbacias é um Projeto de Educação Ambiental, contínuo e permanente, que proporciona, entre outros fatores, a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a participação responsável na Gestão das Águas, levando em conta a necessidade de formação de diferentes atores sociais para atuarem nos processos decisórios dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de Recursos Hídricos, respeitadas suas especificidades e diversidade cultural.
O VIII Diálogo Interbacias, realizado de 13 a 16 de setembro de 2010 contou com cerca de 700 participantes de 11 Estados brasileiros (AL, DF, MG, MS, PA, PR, RO, RS, SP, BA e TO), sendo representantes de Comitês de Bacias, educadores do ensino formal, técnicos de prefeituras e de órgãos dos Estados e representantes da sociedade civil.
Reunião do GT-Paranapanema e Dinâmica da Percepção de Bacias Hidrográficas
Oficinas e MinicursosA Sociedade Civil e o VIII Diálogo Interbacias
A cada ano a participação da sociedade civil no Dialogo Interbacias tem sido ampliada ,através da parceria com Entidades e Empresas apoiadoras, que viabilizam o subsidio desta participação.
Cerca de 35 entidades da Sociedade Civil estiveram reunidas no VIII Dialogo Interbacias para discutir questões como a necessidade de ser viabilizado recursos para ampliar a participação da sociedade civil nas reuniões e eventos promovidos pelos entes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos .
O documento foi entregue a coordenação do evento e fará parte do documento final aprovado em Plenário que será encaminhado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos e ao Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas.
O VIII Diálogo foi organizado por representantes de 20 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado e contou com a participação direta de cerca de 30 pessoas, de diversos Comitês de Bacias, que participaram ativamente da discussão do programa e atividades que foram desenvolvidas de 13 a 16 de setembro.
Dentre os resultados deste VIII Diálogo destaca-se a consolidação da articulação entre as políticas de recursos hídricos e de educação ambiental, que inspira e mobiliza os organizadores e os participantes a darem continuidade ao projeto.
O Diálogo Interbacias deverá articular, até o próximo Encontro em 2011, com todos os entes dos Sistemas, a divulgação da lei Estadual de Educação Ambiental e a discussão de sua regulamentação.
Por fim a articulação contínua entre os Comitês de Bacia e as entidades participantes, a fim de construir uma agenda comum durante o ano, a partir dos temas anuais propostos, com o apoio do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Destaca-se ainda o compromisso do Dialogo Interbacias de articular com os Comitês de Bacias a ampliação da participação de representantes da Educação nos Colegiados, em especial no próximo ano, quando serão realizadas eleições em todos os Comitês de Bacias Paulistas.