Tema 2011 – Água para as cidades: Respondendo ao Desafio Urbano
A comemoração internacional do Dia Mundial da Água é uma iniciativa que brotou da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que designou o dia 22 de março de cada ano como o Dia Mundial para a Água. Este dia mundial para a água começou a ser comemorado em 1993, em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento descritas no capítulo 18 da Agenda 21.
A partir disso, os Estados nacionais foram convidados a dedicar o Dia para implementar as recomendações da ONU e estabelecer atividades concretas, como julgarem apropriadas no contexto nacional. [1]
A ONU também estabeleceu a Década Mundial da Água (2005-2010) como um marco internacional, considerando-a como anos críticos direcionando o foco internacional para o tema: “Água para a Vida”. A Década Internacional promove esforços para cumprir os compromissos internacionais sobre a água e questões a ela relacionadas, até 2015.
A cada ano, mais de um bilhão de seres humanos têm pouca escolha senão recorrer ao uso de fontes de água potencialmente nocivas. Isso perpetua uma crise humanitária silenciosa que mata cerca de 3900 pessoas todos os dias e impede o progresso na consecução dos Objetivos do Milênio. As conseqüências de nosso fracasso coletivo em fazer face a esse problema são as perspectivas esmaecidas para bilhões de pessoas presas em um ciclo de pobreza e doença.
A Década da Água para a Vida, que começou no Dia Mundial da Água de 2005, é uma oportunidade única não só para destacar a magnitude do problema, mas também para trazer todas as partes em conjunto para aplicar soluções que funcionam.
Em consonância com a Década da Água, o tema da ONU para o Dia Mundial da Água 2011 é “Água para as cidades: Respondendo ao Desafio Urbano”. O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é centrar a atenção internacional para o impacto do rápido crescimento da população urbana, industrialização e incertezas causadas pelas mudanças climáticas, conflitos e desastres naturais nos sistemas urbanos de água. Neste sentido, é importante destacar os impactos das mudanças climáticas nesses sistemas, conforme a Nota do Banco Mundial “Mudanças Climáticas e Serviços Públicos Urbanos de Água: Desafios e Oportunidades”. [2]
[1] O trecho é uma adaptação do site oficial do Dia Mundial da Água (http://www.worldwaterday.org/page/121), que explica as origens e o significado do Dia Mundial da Água.
[2] A nota resume os pontos principais da Nota de Água de Trabalho 24, “Mudanças Climáticas e Companhias de águas urbanas: Desafios e Oportunidades”, por Danilenko Alexander, Dickson Eric, e Michael Jacobsen. O documento foi publicado em 2010 pelo Conselho do Setor de Águas da Rede de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial. Os leitores podem fazer o download do documento completo da www.worldbank.org/agua