10 Anos de Dialogo: Registre seu Depoimento
10 Anos de Dialogo, Integração e Educação Ambiental para a Gestão das Águas Paulistas
10 a 13 de Setembro de 2012
Em 2003, surge como resultado da articulação entre Comitês de Bacias Hidrográficas paulistas, o I Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, com o objetivo de criar a oportunidade para estabelecer o diálogo, a integração e a troca de saberes entre os educadores ambientais que atuam nas bacias hidrográficas.
Ao longo dos anos, outros Comitês se integraram a organização, até que, em 2011, o Diálogo Interbacias se consolidou como um encontro estadual que discute a educação ambiental praticada nas bacias, único no país organizado por Comitês de Bacias Hidrográficas.
Mais de 5000 educadores já se evolveram e foram envolvidos nas atividades promovidas pelas nove edições do Diálogo Interbacias.
Após 10 anos, é tempo de comemorar, mas também de avaliar e corrigir rumos em uma busca que nunca pode cessar.
O convite é para todos que participaram dos Diálogos ao longo destes nove anos: dando seu depoimento, registrando as ações, projetos e parcerias que surgiram em seu município, instituição ou comitê de bacias, como fruto das discussões ocorridas nos Encontros.
Registre seu Depoimento
A décima edição do Diálogo Interbacias acontece de 10 a 13 de setembro de 2012. Em breve será divulgada a programação e abertas inscrições para participação.
2003 – É realizado em Avaré/SP o I Dialogo Interbacias de Educação Ambiental. No I Diálogo não havia um tema especifico e foram abordadas todas as vertentes da Educação Ambiental. O I Diálogo contou com a participação de 400 profissionais, provenientes de aproximadamente 100 municípios e 3 Estados. O Diálogo é organizado inicialmente por 04 Comitês de Bacias Hidrográficas.
2004 – O II Diálogo dá continuidade as discussões e propostas de ação em todo o Estado, visando não apenas e simplesmente o Diálogo, mas a busca de parcerias e integração entre os diversos agentes que atuam nas Bacias Hidrográficas. Participaram do II Diálogo 497 profissionais, 98 municípios e 6 Estados.
2005 – A partir deste ano o Diálogo Interbacias passa a ter temas centrais. Com a promulgação pelo Presidente da República da Década Brasileira da Água, este é o tema escolhido para o III Diálogo, com o objetivo de promover, estimular e desenvolver ações concretas pelas águas. Também a partir deste ano outros Comitês começam a se integrar a organização do Diálogo. Participaram do III Diálogo 550 profissionais, 53 municípios e 5 Estados.
2006 – O IV Diálogo, cujo tema central foi “Agua e Cultura”, teve como objetivo central dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas, realizadas por diferentes atores sociais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil, articulados com os princípios, objetivos e diretrizes da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos, no âmbito da área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, visando construir uma nova cultura ambiental e de cuidado com as águas. Participaram 450 profissionais.
2007 – O V Dialogo ao desenvolver como tema principal “Agua e Mudanças Climáticas”, trouxe a discussão de como todos poderemos conviver com a situação que se revela cada vez mais crítica a cada novo relatório divulgado pelos diversos Institutos e Órgãos de pesquisa pelo mundo afora. Participaram 500 profissionais.
2008 – O VI Diálogo, também em sintonia com o tema da ONU para o Dia Mundial da Água, teve como tema central “Água e Saneamento”. Participaram 609 profissionais. A partir deste ano 9 Comitês de Bacias integram a organização. Participaram 630 profissionais.
2009 – O VII Diálogo, cujo tema central foi “Águas Compartilhadas – Oportunidades Compartilhadas”, contou com a participação de cerca de 720 pessoas, representando os 21 Comitês de Bacias Hidrográficas paulistas, 7 Estados e cerca de 200 municípios paulistas. Nesta edição, 15 Comitês de Bacias integraram a organização do Diálogo.
2010 – O VIII Diálogo, cujo tema central foi “Água Limpa para um Mundo Saudável, teve como objetivo mostrar que na gestão dos recursos hídricos qualidade é tão importante quanto quantidade. O evento contou com cerca de 700 participantes, representando os 21 Comitês de Bacias Hidrográficas paulistas, 11 Estados e 254 municípios paulistas representados. Em 2010, 19 Comitês de Bacias Hidrográficas integraram a organização do Diálogo.
2011 – o IX Diálogo teve como tema “Água para as cidades: Respondendo ao Desafio Urbano”, tendo em vista a importância do tema e a necessidade de renovar compromissos com a produção e difusão de conhecimentos e experiências que garantam disponibilidade hídrica, com qualidade, para múltiplos usos, o acesso ao saneamento básico para todos e a sustentabilidade do desenvolvimento regional. O evento contou com a participação de cerca de 710 pessoas, representando 21 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo, 8 Estados e cerca de 152 municípios paulistas. Em 2011 todos os 21 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo passaram a integram a organização do Diálogo, consolidando o mesmo como um grande diálogo de âmbito estadual.
REGISTROS ENCERRADOS!!!