XIX Diálogo Interbacias – 2003/2023 / 20 anos

XIX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

São Pedro, 18 a 20 de outubro de 2023

“Acelerando Mudanças – Assumindo Compromissos”

Com a organização dos Comitês de Bacias do Estado de São Paulo será realizado de 18 a 20 de outubro, em São Pedro/SP, o XIX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.

Neste ano, a ONU definiu como tema para o Dia Mundial da Água “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, usando para isso a fabula do beija-flor. A fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico é uma história sobre como lidar com crises.

Assim, o tema do XIX Diálogo, “Acelerando Mudanças – Assumindo Compromissos”, tem com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento, convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.

O beija-flor, dentro de suas capacidades, está tentando solucionar o problema. “Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo. Você também pode ser um beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água” (ONU/2023).

Comitês de Bacias: A Educação Ambiental promovendo mudanças

O XIX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos pretende trazer a reflexão de como as ações de Educação Ambiental e os investimentos dos Comitês de Bacias Hidrográficas nos projetos priorizados nos Planos de Bacias estão contribuindo para a minimizar a crise hídrica e a melhoria dos índices de saneamento regional.

Planos de Capacitação, Comunicação e Educação Ambiental estão sendo implementados pelos Comitês possibilitando a sociedade o desenvolvimento de capacidades e assim qualificando a participação nas decisões, ampliando os diálogos para a melhoria da gestão das nossas águas.


A FÁBULA DO BEIJA-FLOR

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.


OBJETIVOS PERMANENTES DO DIÁLOGO

O XIX Dialogo tem como objetivos permanentes discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, pelos educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.

Busca, entre outras ações, promover o diálogo e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente, incentivando a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.

Outro objetivo permanente é a disponibilização de informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado promovendo a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.

PÚBLICO

O Público esperado para o XIX Diálogo Interbacias será integrado por Educadores, Membros dos Comitês, Prefeitos Municipais, Técnicos de Órgãos Públicos e Privados, ambientalistas e representantes da sociedade civil em geral.

ESTIMATIVA DE PARTICIPAÇÃO

Vagas limitadas a 350 participantes.

ESTRUTURA

Durante o XIX Diálogo haverá a realização de Oficinas, Rodas e Espaços de Diálogo e ações de capacitação, formando assim a Estrutura Geral do Evento.

RESULTADOS OBTIDOS NOS DIÁLOGOS INTERBACIAS

Os Diálogos Interbacias de Educação Ambiental, realizados há 20 anos, apresentam os seguintes resultados:

a) Promove a articulação e parceria entre os 21 Comitês de Bacias e a Secretaria de Estado da Educação, resultando em uma ampla participação dos educadores nos Comitês de Bacias Hidrográficas e suas câmaras técnicas.
b) Divulga experiências voltadas à recuperação e proteção ambiental, em especial relacionadas com o tema e a participação social.
c) Amplia a integração entre órgãos de Estado, sociedade civil, prefeituras e usuários.
d) Promove a Integração entre as Câmaras Técnicas de Educação Ambiental dos Comitês de bacias com a CTEA do Conselho Estadual de Recursos Hídricos;
e) Publica anualmente a Revista Dialogo com artigos técnicos e dos Comitês visando o uso educativo da mesma.
f) Disponibilização dos materiais no site do Diálogo.
g) Articulação dos Comitês de Bacias com o apoio do Fórum Paulista de Comitês com vistas ao fortalecimento dos colegiados.
h) Promove a capacitação dos diversos segmentos que atuam na gestão de recursos hídricos.
i) Divulga informações sobre as bacias hidrográficas.

CLIQUE -> PROGRAMAÇÃO

CLIQUE -> INSCRIÇÃO

CLIQUE -> HOSPEDAGEM

CLIQUE -> ORGANIZAÇÃO

Organização:

  • Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Apoio:

  • DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

Apoio Cultural:

  • Casa Di Conti.